UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
ALLYNE MARIA CLEMENTE
PERES
DANIELLA DE CARVALHO
BORGES
FLÁVIA ARYANNA SILVA
TSUHAKO
TALITA MONIQUE DE
GODOI SANTOS
PROJETO DE TRABALHO
INHUMAS
2012
UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
ALLYNE MARIA CLEMENTE
PERES
DANIELLA DE CARVALHO
BORGES
FLÁVIA ARYANNA SILVA
TSUHAKO
TALITA MONIQUE DE
GODOI SANTOS
PROJETO DE TRABALHO
Projeto de trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação à
disciplina Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, sob a
orientação da Profª. Msd. Denise Elza Nogueira Sobrinha.
|
INHUMAS
2012
Título: Conhecendo e cuidando de nossos animaizinhos.
Tema: Mundo Animal.
Delimitação do tema: Animais domésticos e de estimação.
Apresentação:
Este projeto de trabalho foi
construído no primeiro semestre de 2012 e será desenvolvido no campo Creche e
Pré-escola no segundo semestre de 2012. A idéia e a delimitação do projeto
surgiram por meio das vivências desenvolvidas nos campos de estágio e por meio
das sistematizações que foram realizadas na disciplina de Orientação em
Docência na Educação Infantil I, na qual realizamos muitas leituras e estudos
com a orientação da professora de estágio, com o intuito de compreender as
práticas, os saberes e os fazeres na Educação Infantil. Esperamos que este
projeto de trabalho possa contribuir com os campos de estágio possibilitando estabelecer classificações em
relação com os interesses expressados pelas crianças. A princípio serão
trabalhados os animais que as crianças proporem, também buscaremos desenvolver
a importância da preservação de seu habitat e nos aprofundaremos em relação aos
animais de estimação.
Serão trabalhadas histórias
de literatura infantil e brincadeiras que envolvem animais, possibilitando
assim que as crianças possam entrar no mundo da fantasia e de questões morais
encontradas nas diversas histórias escolhidas pelo grupo.
Justificativa:
O tema deste projeto
propõe construir um estudo sobre alguns animais, pois estes têm uma importante
presença no dia-a-dia da criança, em desenhos, filmes, livros, músicas, em casa
e, além disso, possui um caráter de identificação de suas vivências pessoais e
sociais, além de ser um assunto que desperta o interesse de grande parte das
crianças.
De acordo com Rech (2006, p. 70), toda criança tem direito ao contato
com a natureza, direito à brincadeira, tem direito a expressar seus sentimentos,
tem direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de
expressão. Baseando-se nessa linha de pensamento o projeto será trabalhado com
estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que a criança seja protagonista das
atividades propostas e que desperte nela o desejo e a curiosidade para conhecer
um pouco mais sobre os animais, que são seres de extrema importância para a
vida do homem e para o planeta, sendo também muitas vezes amigos e companheiros
de algumas crianças.
Conforme Rossetti-Ferreira
(2003, p. 12), a identidade da criança também está sendo formada durante
atividades de vida diária. Sendo assim ao educar a criança para que seja um
adulto consciente, que respeite e trate bem dos seus animais o professor está
também cuidando dessa criança para que seja um cidadão exemplar, sabe-se que o cuidar
e educar são muito importantes e devem
ser indissociáveis em qualquer instituição pedagógica, pois essa é uma
excelente maneira de construir conhecimento, afeto e bons exemplos.
Levará ao conhecimento da criança que o animal
de estimação, assim como todos os outros precisam de uma vida saudável, afeto,
proteção e de cuidados especiais. Pretende-se mostrar as diferenças entre as espécies,
tipos de animais e a importância do contato das crianças com os animais
aprendendo a conhecê-los e respeitá-los. Através de músicas e brincadeiras
serão mostrados às crianças os sons, movimentos e hábitos alimentares de alguns
animais. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes
com seu ambiente, além de trabalhar as concepções de educação e criança
desenvolvida durante o estágio.
Objetivo geral:
Desenvolver uma
consciência ambiental e conhecer diversos tipos de animais, principalmente os
domésticos, permitindo assim a ampliação de possibilidades de pesquisa quanto
aos animais.
Objetivos específicos:
- Construir valores e
espírito de cidadão preocupado com o bem-estar dos animais;
- Desenvolver atividades
lúdicas;
- Proporcionar um ambiente de
livre imaginação e criatividade;
- Caracterizar diferentes
animais quanto a seu habitat, alimentação e suas características
específicas.
Área de experiência e
atividades significativas
As áreas
de experiência que serão contempladas neste projeto de trabalho envolvem as
áreas propostas pelo Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil
(RCNEI), no qual destacam-se: Identidade e autonomia, linguagem oral e escrita,
Matemática, Movimento, Música, além de Natureza
e sociedade. Durante o desenvolvimento deste projeto de trabalho, serão
elaboradas atividades significativas que procurarão aprofundar as áreas
citadas.
Recursos:
Os recursos que serão utilizados
neste projeto de trabalho envolvem os recursos humanos que serão as crianças,
as professoras da turma e o grupo de estagiários. Também serão utilizados
recursos materiais, como por exemplo: Aparelho de Som, CD, aparelho de DVD,
televisão, papéis diversos, tintas, pincéis, sucatas, lápis colorido, giz de
cera, máquina fotográfica, cola, tesoura, elástico, painel, revistas, jornais,
livros de literatura infantil, espelho, isopor, palito de churrasco, alinhavo e
alguns animais de estimação (coelho, cachorro, gato, peixe e etc.).
Avaliação:
A avaliação do projeto de
trabalho será contínua e processual, ela será realizada por meio da avaliação
individual e coletiva de cada regência, que será efetivada pelo grupo de
estágio, no campo Creche e Pré-escola.
Atividades:
As atividades
realizadas nesse projeto serão: palitoche, quebra-cabeça, pintura, desenhos
dirigidos e espontâneos, teatro de fantoche, confecção da Casinha de Isopor,
máscaras, músicas, histórias, mímicas, recorte, colagem, cartazes e painéis.
Cronograma:
Este projeto de trabalho será
desenvolvido no campo Creche e Pré-escola de acordo com o seguinte cronograma:
MESES
|
ATIVIDADES
|
|||
Elaboração
e sistematização do projeto
|
Desenvolvimento
do projeto
|
Avaliação
do projeto
|
Organização
do relatório e de outros materiais
|
|
MAIO
|
x
|
|||
JUNHO
|
x
|
|||
AGOSTO
|
x
|
X
|
x
|
|
SETEMBRO
|
x
|
x
|
||
OUTUBRO
|
x
|
x
|
x
|
|
NOVEMBRO
|
x
|
Referências:
COELHO, Susana; ELIAS, Marisa. Sesimbra, Portugal. As vantagens de ter um
animal de estimação. Disponível em: <http://www.bianca.pt> Acesso em: 02 jun 2012.
CORSINO, Patrícia. Trabalhando
com projetos na educação infantil. In: CORSINO, Patrícia. (org.). Educação
infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados,
2009, p. 105-111.
DOWBOR, Fátima Freire. Do ato
de se preparar para receber o outro. In: DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa
marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2008, p. 44-47.
FREIRE, Madalena. Dois olhares
ao espaço-ação na pré-escola. In: MORAIS, Regis de (org.). Sala de Aula:
que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1986, p. 95-98.
OSTETTO, Luciana E. O estágio
curricular no processo de tornar-se professor. In: OSTETTO, Luciana E. Educação
infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP:
Papirus, 2008, p.127-138.
OSTETTO, Luciana E.
Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In:
OSTETTO, Luciana E. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de
professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.13-32.
OSTETTO, Luciana Esmeralda.
Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco.
In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. Encontros e encantamentos na educação
infantil: partilhando as experiências de estágio. Campinas-SP:
Papirus, 2000, p. 175- 198.
RECH, Ilona Patrícia Freire. A
hora da atividade. In: MARTINS
FILHO, Altino José. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto
Alegre, RS: Mediação, 2006, p.59-84.
ROSA, Cristina Dias e LOPES,
Elisandra Silva. Aventura de viver, conviver e aprender com as crianças. In:
Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação infantil: saberes e fazeres
da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 49-68.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A necessária associação
entre educar e cuidar. In: Revista Pátio Educação infantil. Ano I, n.1,
abr/jul, 2003.
SILVA. Denis. Curiosidade sobre animais. 2007, Disponível em: <
http://www.risada.com > Acesso em: 02 jun 2012.
ZANINI, Juliana Quint dos
Santos e LEITE, Raquel Winz Leite. Sobre afetividade e construção de vínculos
na educação infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação
infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP:
Papirus, 2008, p. 69-93.
Nenhum comentário:
Postar um comentário