Projeto de Trabalho


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA


ALLYNE MARIA CLEMENTE PERES
DANIELLA DE CARVALHO BORGES
FLÁVIA ARYANNA SILVA TSUHAKO
TALITA MONIQUE DE GODOI SANTOS

















PROJETO DE TRABALHO




















INHUMAS
 2012


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA


ALLYNE MARIA CLEMENTE PERES
DANIELLA DE CARVALHO BORGES
FLÁVIA ARYANNA SILVA TSUHAKO
TALITA MONIQUE DE GODOI SANTOS















PROJETO DE TRABALHO



Projeto de trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação à disciplina Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I, sob a orientação da Profª. Msd. Denise Elza Nogueira Sobrinha.












INHUMAS
2012
Título: Conhecendo e cuidando de nossos animaizinhos.

Tema: Mundo Animal.

Delimitação do tema: Animais domésticos e de estimação.

Apresentação:

Este projeto de trabalho foi construído no primeiro semestre de 2012 e será desenvolvido no campo Creche e Pré-escola no segundo semestre de 2012. A idéia e a delimitação do projeto surgiram por meio das vivências desenvolvidas nos campos de estágio e por meio das sistematizações que foram realizadas na disciplina de Orientação em Docência na Educação Infantil I, na qual realizamos muitas leituras e estudos com a orientação da professora de estágio, com o intuito de compreender as práticas, os saberes e os fazeres na Educação Infantil. Esperamos que este projeto de trabalho possa contribuir com os campos de estágio possibilitando estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelas crianças. A princípio serão trabalhados os animais que as crianças proporem, também buscaremos desenvolver a importância da preservação de seu habitat e nos aprofundaremos em relação aos animais de estimação.
Serão trabalhadas histórias de literatura infantil e brincadeiras que envolvem animais, possibilitando assim que as crianças possam entrar no mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas histórias escolhidas pelo grupo.


Justificativa:

O tema deste projeto propõe construir um estudo sobre alguns animais, pois estes têm uma importante presença no dia-a-dia da criança, em desenhos, filmes, livros, músicas, em casa e, além disso, possui um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, além de ser um assunto que desperta o interesse de grande parte das crianças.
De acordo com Rech (2006, p. 70), toda criança tem direito ao contato com a natureza, direito à brincadeira, tem direito a expressar seus sentimentos, tem direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão. Baseando-se nessa linha de pensamento o projeto será trabalhado com estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que a criança seja protagonista das atividades propostas e que desperte nela o desejo e a curiosidade para conhecer um pouco mais sobre os animais, que são seres de extrema importância para a vida do homem e para o planeta, sendo também muitas vezes amigos e companheiros de algumas crianças.
Conforme Rossetti-Ferreira (2003, p. 12), a identidade da criança também está sendo formada durante atividades de vida diária. Sendo assim ao educar a criança para que seja um adulto consciente, que respeite e trate bem dos seus animais o professor está também cuidando dessa criança para que seja um cidadão exemplar, sabe-se que o cuidar e educar  são muito importantes e devem ser indissociáveis em qualquer instituição pedagógica, pois essa é uma excelente maneira de construir conhecimento, afeto e bons exemplos.
 Levará ao conhecimento da criança que o animal de estimação, assim como todos os outros precisam de uma vida saudável, afeto, proteção e de cuidados especiais. Pretende-se mostrar as diferenças entre as espécies, tipos de animais e a importância do contato das crianças com os animais aprendendo a conhecê-los e respeitá-los. Através de músicas e brincadeiras serão mostrados às crianças os sons, movimentos e hábitos alimentares de alguns animais. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente, além de trabalhar as concepções de educação e criança desenvolvida durante o estágio.


Objetivo geral:

Desenvolver uma consciência ambiental e conhecer diversos tipos de animais, principalmente os domésticos, permitindo assim a ampliação de possibilidades de pesquisa quanto aos animais.


Objetivos específicos:

  • Construir valores e espírito de cidadão preocupado com o bem-estar dos animais;
  • Desenvolver atividades lúdicas;
  • Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
  • Caracterizar diferentes animais quanto a seu habitat, alimentação e suas características específicas.


Área de experiência e atividades significativas

As áreas de experiência que serão contempladas neste projeto de trabalho envolvem as áreas propostas pelo Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI), no qual destacam-se: Identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, Matemática, Movimento, Música, além de  Natureza e sociedade. Durante o desenvolvimento deste projeto de trabalho, serão elaboradas atividades significativas que procurarão aprofundar as áreas citadas.


Recursos:

Os recursos que serão utilizados neste projeto de trabalho envolvem os recursos humanos que serão as crianças, as professoras da turma e o grupo de estagiários. Também serão utilizados recursos materiais, como por exemplo: Aparelho de Som, CD, aparelho de DVD, televisão, papéis diversos, tintas, pincéis, sucatas, lápis colorido, giz de cera, máquina fotográfica, cola, tesoura, elástico, painel, revistas, jornais, livros de literatura infantil, espelho, isopor, palito de churrasco, alinhavo e alguns animais de estimação (coelho, cachorro, gato, peixe e etc.).


Avaliação:

A avaliação do projeto de trabalho será contínua e processual, ela será realizada por meio da avaliação individual e coletiva de cada regência, que será efetivada pelo grupo de estágio, no campo Creche e Pré-escola.


Atividades:

As atividades realizadas nesse projeto serão: palitoche, quebra-cabeça, pintura, desenhos dirigidos e espontâneos, teatro de fantoche, confecção da Casinha de Isopor, máscaras, músicas, histórias, mímicas, recorte, colagem, cartazes e painéis.


Cronograma:

Este projeto de trabalho será desenvolvido no campo Creche e Pré-escola de acordo com o seguinte cronograma:




MESES
ATIVIDADES
Elaboração e sistematização do projeto
Desenvolvimento do projeto
Avaliação do projeto
Organização do relatório e de outros materiais
MAIO
x



JUNHO
x



AGOSTO
x
X
x

SETEMBRO

x
x

OUTUBRO

x
x
x
NOVEMBRO



x


Referências:


COELHO, Susana; ELIAS, Marisa. Sesimbra, Portugal. As vantagens de ter um animal de estimação. Disponível em: <http://www.bianca.pt> Acesso em: 02 jun 2012.

CORSINO, Patrícia. Trabalhando com projetos na educação infantil. In: CORSINO, Patrícia. (org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 105-111.

DOWBOR, Fátima Freire. Do ato de se preparar para receber o outro. In: DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2008, p. 44-47.

FREIRE, Madalena. Dois olhares ao espaço-ação na pré-escola. In: MORAIS, Regis de (org.). Sala de Aula: que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1986, p. 95-98.

OSTETTO, Luciana E. O estágio curricular no processo de tornar-se professor. In: OSTETTO, Luciana E. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.127-138.

OSTETTO, Luciana E. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana E. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p.13-32.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando as experiências de estágio.  Campinas-SP: Papirus, 2000, p. 175- 198.

RECH, Ilona Patrícia Freire. A hora da atividade. In: MARTINS FILHO, Altino José. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre, RS: Mediação, 2006, p.59-84.

ROSA, Cristina Dias e LOPES, Elisandra Silva. Aventura de viver, conviver e aprender com as crianças. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 49-68. 

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A necessária associação entre educar e cuidar. In: Revista Pátio Educação infantil. Ano I, n.1, abr/jul, 2003.

SILVA. Denis. Curiosidade sobre animais. 2007, Disponível em: < http://www.risada.com > Acesso em: 02 jun 2012.

ZANINI, Juliana Quint dos Santos e LEITE, Raquel Winz Leite. Sobre afetividade e construção de vínculos na educação infantil. In: Ostetto, Luciana Esmeralda (org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 69-93.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário